De acordo com Levantamento do Instituto Foodservice Brasil, os brasileiros gastaram um total de R$ 216,2 bilhões em alimentação fora de casa em 2022. Os números demonstram um aumento de 12,5% em relação ao ano anterior, impulsionado pela retomada da economia após a pandemia.
O estudo apontou que os principais gastos dos consumidores foram em restaurantes e lanchonetes, que representaram 60% do total de gastos. Além disso, houve um aumento significativo nos gastos em serviços de delivery, que aumentaram em 25% em comparação com 2021.
Ainda segundo o estudo, os estados com maior gasto per capita em alimentação fora de casa foram São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Já os estados do Norte e Nordeste apresentaram menor gasto per capita, mas registraram um crescimento expressivo em relação ao ano anterior.
Os dados mostram a importância do setor de alimentação fora de casa para a economia brasileira, e a tendência é que o segmento continue em expansão nos próximos anos, impulsionado pelo aumento da renda da população e pela retomada do turismo.
Saiba mais detalhes em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2023/03/18/brasileiros-gastaram-r-2162-bilhoes-com-alimentacao-fora-de-casa-em-2022-diz-estudo.ghtml
Imagem de Drazen Zigic no Freepik